Dra. Vanessa Cipriani Vargas – Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva – Porto Alegre – RS

sindrome do intestino irritavel

A síndrome do intestino irritável ou intestino irritado é uma doença que causa dor abdominal e alteração do funcionamento do intestino provocando diarréia , constipação ou intercalando diarréia  e constipação.

O que causa a Síndrome do Intestino Irritável ?

Ela é causada por uma alteração da motilidade do trato gastrointestinal.

Já se sabe que a comida não “ escorre” da boca ao ânus , mas é propagada por ondas peristálticas, isto é , ondas de contração ritmadas que fazem com que a comida progrida dentro do aparelho digestivo desde a boca até o ânus.

Quando ocorre o mau funcionamento da motilidade do trato gastro intestinal estamos propensos a desenvolver a Síndrome do Intestino Irritável.

Quando pensar no diagnóstico de Síndrome do Intestino irritável – SII ?

Todo paciente que apresenta dor abdominal crônica ( mais de 3 meses ) , recorrente ou persistente associada a alteração da frequência evacuatória e da consistência das fezes – diarréia , constipação  ou alternância entre diarréia e constipação é um candidato ao diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável.

Sabe-se que ela é mais comum e mulheres e tem uma grande associação com estresse. Pacientes ansiosos e deprimidos são mais propensos a desenvolver a doença.

Quais são os principais sintomas da SII ?

Os sintomas principais são:

  • Desconforto abdominal;
  • Dor;
  • Cólicas;
  • Diarréia;
  • Constipação;
  • Alternância entre períodos de diarreia e constipação;
  • Estufamento na barriga;
  • Excesso de gases
  • Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.

Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool , comidas gordurosas e alimentos com maior probabilidade de fermentar.

Qual é o médico que diagnostica e trata a SII ?

O médico gastroenterologista é o médico que diagnostica e trata a Síndrome do Intestino Irritável.

Dra Vanessa Cipriani Vargas é médica Gastroenterologista  com mais de 15 anos de formação. Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, ela trata doenças como a Síndrome do Intestino Irritável   e pode te ajudar a  diagnosticar , tratar e controlar a síndrome do Intestino Irritável.

mniha foto

Veja depoimentos reais de pacientes que já se consultaram com a Dra Vanessa Cipriani Vargas :

doctoralia1

Como o gastroenterologista faz o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável ?

É importante inicialmente descartar outras causas para esse sintomas  porque o diagnóstico de SII é feito por exclusão, isto é, excluem-se todas as doenças para então fazer o diagnóstico de SII já que não existe um exame específico que possa dar o resultado de compatível com SII.

O objetivo é sempre excluir doenças que possam acarretar maior gravidade como : colites induzidas por Doenças Inflamatórias Intestinais como Retocolite Ulcerativa ou Doença de Crohn, Doença Celíaca – alergia ao glúten, Intolerância à lactose , disfunção da vesícula biliar induzindo diarréia, insuficiência do pâncreas, neoplasias intestinais, parasitoses  entre outras.

O diagnóstico é então baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Ele deve ser bastante cuidadoso, porque algumas doenças mais graves podem ser confundidas com a síndrome do cólon irritável.

É importante também diferenciar disbiose, síndrome do intestino irritável (SII) e intolerâncias alimentares, o que pode ser desafiador, pois eles compartilham sintomas semelhantes, como desconforto abdominal, inchaço e alterações nos hábitos intestinais.

Atualmente o exame mais indicado para fazer essa diferenciação é o Teste de Hidrogênio Expirado.

Resumo das Diferenças:

DoençaSintomasCausasDiagnóstico
DisbioseInchaço, gases, fadiga, problemas de peleDieta inadequada, antibióticos, estresseExames de microbioma intestinal
Síndrome do Intestino Irritável (SII)Dor abdominal, alterações no trânsito intestinalFatores genéticos, estresse, disbioseCritérios clínicos, exclusão de outras condições
Intolerâncias AlimentaresSintomas após ingestão específica de alimentoDeficiência enzimática ou reações alimentaresDieta de eliminação, teste de hidrogênio expirado

Se você suspeita de alguma dessas condições, é importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento eficaz.

Qual é o tratamento para a SII ?

Para a dor:

  • O tratamento da síndrome do intestino irritável é feito com antiespasmódicos. Alguns pacientes reagem bem ao uso de  determinados antidepressivos que usados em baixas doses atuam no controle da dor .

Para a diarreia:

  • Medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a frequência dos movimentos intestinais costumam apresentar bons resultados. Casos mais refratários podem ser tratados com antibióticos por tempo curto.

Para a constipação:

  • Dieta rica em fibras e laxativos osmóticos ajudam a aliviar os sintomas. Além desses, drogas capazes de acelerar o trânsito intestinal e diminuir a consistência das fezes também são úteis.

Dra Vanessa Cipriani Vargas é médica Gastroenterologista  com mais de 15 anos de formação. Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, ela trata doenças como a Síndrome do Intestino Irritável   e pode te ajudar a  diagnosticar , tratar e controlar a síndrome do Intestino Irritável.

mniha foto

Veja depoimentos reais de pacientes que já se consultaram com a Dra Vanessa Cipriani Vargas :

DOCTORALIA2

Outras recomendações para lidar com a Síndrome do Intestino Irritável :

  1. Faça uma lista dos alimentos que possam estar associados ao aparecimento das crises e evite-os;
  2. Adote dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, mas cuidado com os alimentos que aumentam a produção de gases, como repolho, couve-flor, brócolis , cebola ,batata doce, feijão, ovos e etc…
  3. Evite ingerir bebida alcoólica e as que contêm cafeína;
  4. Procure não mascar chicletes nem chupar balas que contenham adoçante sorbitol;
  5. Atividade física regular;
  6. Não fumar;
  7. Observar o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas como o relaxamento  podem trazer aos portadores da síndrome.

 

A síndrome do intestino irritável pode causar câncer colorretal ou induzir a cirurgias?

Não. A síndrome do intestino irritável não é maligna, não provoca nenhum tipo de lesão no intestino e não evolui para câncer colorretal ou outras patologias mais graves relacionadas ao intestino.

Apesar disso, costuma causar bastante sofrimento e incômodo. Ela é mais chata do que perigosa e acarreta muito desconforto para o paciente.

Que alimentos devem ser evitados?

Pacientes com essa síndrome devem apostar em produtos com pouca gordura e muitas fibras e evitar:

  • Comidas gordurosas;
  • Álcool;
  • Cafeína;
  • Açúcar;
  • Produtos com sorbitol (como balas sem açúcar e chicletes);
  • Vegetais que aumentam a produção de gases (como feijão, repolho e batata doce);
  • Leite e derivados;
  • Alimentos picantes ou com muitos conservantes.

Existe uma dieta específica que pode aliviar bastante os sintomas. Chama-se dieta com baixo teor de FODMAPs . Como é uma dieta muito restritiva, sempre deve ser orientada por um nutricionista .

FODMAP

FODMAP é a sigla em inglês para “oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis”. Trata-se de um grupo de carboidratos de cadeia curta e álcoois de açúcar, que têm a capacidade de causar inchaço abdominal, constipação, cólica e diarreia. Alguns exemplos são alho, cebola, beterraba, couve, maçã, pera, manga, melancia, abacate, feijão, ervilha, trigo, centeio e castanhas.

FODMAP 2

A síndrome do intestino irritável tem cura?

Não. O tratamento da síndrome visa a administrar os sintomas. Normalmente, pacientes precisam fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provoquem muito desconforto. O paciente pode passar longos períodos sem sintomas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais quanto por fatores emocionais.

Dra Vanessa Cipriani Vargas é médica Gastroenterologista  com mais de 15 anos de formação. Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, ela trata doenças como a Síndrome do Intestino Irritável   e pode te ajudar a  diagnosticar , tratar e controlar a síndrome do Intestino Irritável.

mniha foto

 

Leia mais :https://campanhas.fbg.org.br/fbg-publico/sindrome-do-intestino-irritavel/

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *