
A síndrome do intestino irritável ou intestino irritado é uma doença que causa dor abdominal e alteração do funcionamento do intestino provocando diarréia , constipação ou intercalando diarréia e constipação.
O que causa a Síndrome do Intestino Irritável ?
Ela é causada por uma alteração da motilidade do trato gastrointestinal.
Já se sabe que a comida não “ escorre” da boca ao ânus , mas é propagada por ondas peristálticas, isto é , ondas de contração ritmadas que fazem com que a comida progrida dentro do aparelho digestivo desde a boca até o ânus.
Quando ocorre o mau funcionamento da motilidade do trato gastro intestinal estamos propensos a desenvolver a Síndrome do Intestino Irritável.
Quando pensar no diagnóstico de Síndrome do Intestino irritável – SII ?
Todo paciente que apresenta dor abdominal crônica ( mais de 3 meses ) , recorrente ou persistente associada a alteração da frequência evacuatória e da consistência das fezes – diarréia , constipação ou alternância entre diarréia e constipação é um candidato ao diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável.
Sabe-se que ela é mais comum e mulheres e tem uma grande associação com estresse. Pacientes ansiosos e deprimidos são mais propensos a desenvolver a doença.
Quais são os principais sintomas da SII ?
Os sintomas principais são:
- Desconforto abdominal;
- Dor;
- Cólicas;
- Diarréia;
- Constipação;
- Alternância entre períodos de diarreia e constipação;
- Estufamento na barriga;
- Excesso de gases
- Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool , comidas gordurosas e alimentos com maior probabilidade de fermentar.
Qual é o médico que diagnostica e trata a SII ?
O médico gastroenterologista é o médico que diagnostica e trata a Síndrome do Intestino Irritável.
Dra Vanessa Cipriani Vargas é médica Gastroenterologista com mais de 15 anos de formação. Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, ela trata doenças como a Síndrome do Intestino Irritável e pode te ajudar a diagnosticar , tratar e controlar a síndrome do Intestino Irritável.
Veja depoimentos reais de pacientes que já se consultaram com a Dra Vanessa Cipriani Vargas :
Como o gastroenterologista faz o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável ?
É importante inicialmente descartar outras causas para esse sintomas porque o diagnóstico de SII é feito por exclusão, isto é, excluem-se todas as doenças para então fazer o diagnóstico de SII já que não existe um exame específico que possa dar o resultado de compatível com SII.
O objetivo é sempre excluir doenças que possam acarretar maior gravidade como : colites induzidas por Doenças Inflamatórias Intestinais como Retocolite Ulcerativa ou Doença de Crohn, Doença Celíaca – alergia ao glúten, Intolerância à lactose , disfunção da vesícula biliar induzindo diarréia, insuficiência do pâncreas, neoplasias intestinais, parasitoses entre outras.
O diagnóstico é então baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Ele deve ser bastante cuidadoso, porque algumas doenças mais graves podem ser confundidas com a síndrome do cólon irritável.
É importante também diferenciar disbiose, síndrome do intestino irritável (SII) e intolerâncias alimentares, o que pode ser desafiador, pois eles compartilham sintomas semelhantes, como desconforto abdominal, inchaço e alterações nos hábitos intestinais.
Atualmente o exame mais indicado para fazer essa diferenciação é o Teste de Hidrogênio Expirado.
Resumo das Diferenças:
Doença | Sintomas | Causas | Diagnóstico |
Disbiose | Inchaço, gases, fadiga, problemas de pele | Dieta inadequada, antibióticos, estresse | Exames de microbioma intestinal |
Síndrome do Intestino Irritável (SII) | Dor abdominal, alterações no trânsito intestinal | Fatores genéticos, estresse, disbiose | Critérios clínicos, exclusão de outras condições |
Intolerâncias Alimentares | Sintomas após ingestão específica de alimento | Deficiência enzimática ou reações alimentares | Dieta de eliminação, teste de hidrogênio expirado |
Se você suspeita de alguma dessas condições, é importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento eficaz.
Qual é o tratamento para a SII ?
Para a dor:
- O tratamento da síndrome do intestino irritável é feito com antiespasmódicos. Alguns pacientes reagem bem ao uso de determinados antidepressivos que usados em baixas doses atuam no controle da dor .
Para a diarreia:
- Medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a frequência dos movimentos intestinais costumam apresentar bons resultados. Casos mais refratários podem ser tratados com antibióticos por tempo curto.
Para a constipação:
- Dieta rica em fibras e laxativos osmóticos ajudam a aliviar os sintomas. Além desses, drogas capazes de acelerar o trânsito intestinal e diminuir a consistência das fezes também são úteis.
Dra Vanessa Cipriani Vargas é médica Gastroenterologista com mais de 15 anos de formação. Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, ela trata doenças como a Síndrome do Intestino Irritável e pode te ajudar a diagnosticar , tratar e controlar a síndrome do Intestino Irritável.
Veja depoimentos reais de pacientes que já se consultaram com a Dra Vanessa Cipriani Vargas :
Outras recomendações para lidar com a Síndrome do Intestino Irritável :
- Faça uma lista dos alimentos que possam estar associados ao aparecimento das crises e evite-os;
- Adote dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, mas cuidado com os alimentos que aumentam a produção de gases, como repolho, couve-flor, brócolis , cebola ,batata doce, feijão, ovos e etc…
- Evite ingerir bebida alcoólica e as que contêm cafeína;
- Procure não mascar chicletes nem chupar balas que contenham adoçante sorbitol;
- Atividade física regular;
- Não fumar;
- Observar o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas como o relaxamento podem trazer aos portadores da síndrome.
A síndrome do intestino irritável pode causar câncer colorretal ou induzir a cirurgias?
Não. A síndrome do intestino irritável não é maligna, não provoca nenhum tipo de lesão no intestino e não evolui para câncer colorretal ou outras patologias mais graves relacionadas ao intestino.
Apesar disso, costuma causar bastante sofrimento e incômodo. Ela é mais chata do que perigosa e acarreta muito desconforto para o paciente.
Que alimentos devem ser evitados?
Pacientes com essa síndrome devem apostar em produtos com pouca gordura e muitas fibras e evitar:
- Comidas gordurosas;
- Álcool;
- Cafeína;
- Açúcar;
- Produtos com sorbitol (como balas sem açúcar e chicletes);
- Vegetais que aumentam a produção de gases (como feijão, repolho e batata doce);
- Leite e derivados;
- Alimentos picantes ou com muitos conservantes.
Existe uma dieta específica que pode aliviar bastante os sintomas. Chama-se dieta com baixo teor de FODMAPs . Como é uma dieta muito restritiva, sempre deve ser orientada por um nutricionista .
FODMAP é a sigla em inglês para “oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis”. Trata-se de um grupo de carboidratos de cadeia curta e álcoois de açúcar, que têm a capacidade de causar inchaço abdominal, constipação, cólica e diarreia. Alguns exemplos são alho, cebola, beterraba, couve, maçã, pera, manga, melancia, abacate, feijão, ervilha, trigo, centeio e castanhas.
A síndrome do intestino irritável tem cura?
Não. O tratamento da síndrome visa a administrar os sintomas. Normalmente, pacientes precisam fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provoquem muito desconforto. O paciente pode passar longos períodos sem sintomas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais quanto por fatores emocionais.
Dra Vanessa Cipriani Vargas é médica Gastroenterologista com mais de 15 anos de formação. Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, ela trata doenças como a Síndrome do Intestino Irritável e pode te ajudar a diagnosticar , tratar e controlar a síndrome do Intestino Irritável.
Leia mais :https://campanhas.fbg.org.br/fbg-publico/sindrome-do-intestino-irritavel/
Respostas de 2